Comunidade, café e como continuar: uma conversa com o Little Lane Coffee Co.

Muitos de nós já sonharam acordados à secretária com ideias de negócio, aqueles "e se" enquanto olhamos pela janela e consideramos se já é socialmente aceitável fazer mais uma pausa para café. Nem todos dão o salto e tornam a sua ideia realidade. A Jennifer e o Graham fizeram isso mesmo. 

Originária de Limerick, Jennifer trabalhava no setor da banca a retalho e dos investimentos. O seu cofundador de Dublin, Graham, trabalhava com grandes empresas do setor de FMCG – parece pomposo. Com base numa ideia que surgiu enquanto Jennifer andava na universidade, os dois decidiram abrir um café diferente. 

Queriam centrar-se numa coisa e ser os melhores a fazê-la. O Little Lane Coffee Co. abriu há mais de 2 anos com um escaparate de café de diferentes torrefações, produtos locais irlandeses de outros pequenos proprietários e aposta em manter a comunidade unida. 

Decidimos sentar-nos a conversar um pouco com dois conhecedores de cafeína para saber tudo sobre o negócio, os babyccinos e muito mais. Aqui está o resultado. 

De que gostam naquilo que fazem? 

Obviamente que o café é uma parte essencial do que fazemos, e dedicamos muito tempo a garantir que é o melhor possível. No entanto, também se trata de um sentido de comunidade, de interação humana, de fazer as pessoas sentir-se bem-vindas e alegrar um pouco o seu dia. Nós podemos ver mais de 200 pessoas por dia, mas para algumas dessas pessoas, investimos alguns segundos a perguntar como estão. Nunca se sabe quando somos a única pessoa com quem falam nesse dia, nessa semana ou mês. É muito gratificante ver alguém desfrutar do que criámos. Faz com que todas as dificuldades por que passámos tenham valido a pena." 

Como conseguiram continuar ao longo dos confinamentos?   

"Foi uma altura muito difícil para nós e para muitas outras empresas. Foi como apagar os primeiros 18 meses do negócio e começar do zero, só que desta vez tivemos só uma semana ou assim para tratar de tudo. Reformulámos, redesenhámos e reestruturámos todo o negócio da noite para o dia. Estamos determinados a não deixar que o nosso negócio falhe. Passámos a funcionar exclusivamente com takeaway, adaptámo-nos às diretrizes COVID, desenvolvemos uma presença online mais forte e mais interativa através das redes sociais e da nossa loja online."

Falem-nos dos vossos clientes e do tipo de relação que têm com eles 

"A nossa base de clientes vem de todos os quadrantes. Ficamos a conhecer os mesmos rostos amigáveis e sorridentes que nos cumprimentam todas as manhãs. Já conhecemos algumas personagens que animam os nossos dias. Por exemplo, há um casal adorável que aqui vem desde o primeiro dia. A senhora estava já muito grávida quando vieram à nossa loja pela primeira vez, e agora a filha também vem à loja quase todos os fins de semana para um babyccino."

Como é que a SumUp vos facilitou a vida enquanto proprietários de uma pequena empresa?

"A maior parte das outras empresas tem tarifas para as taxas. Com a SumUp, podemos crescer sem restrições graças à taxa fixa. Os pagamentos sempre foram seguros e a tempo e a maioria das pessoas elogia o leitor de cartões Air por ser elegante, simples, pequeno e moderno. Os clientes também gostam muito de todas as formas de pagamento que é possível usar."  

Que conselhos dariam a quem estiver a criar uma empresa?

"Não tenham medo de correr riscos 

Adaptem-se à medida que o tempo passa e à tecnologia 

Compreendam a comunidade que vos rodeia 

Estejam atentos às tendências que vão surgindo 

Há sempre uma saída, só é preciso encontrá-la."


Quer tornar os negócios um pouco mais simples? Dê uma olhadela aos nossos leitores de cartões e às nossas ferramentas de negócio.

Anna Marie Allgaier